Resumo:
No processo de aprendizagem, o engajamento dos alunos na construção do próprio conhecimento é um dos pontos centrais da educação. Na sala de aula presencial, tornar uma aula engajadora sempre foi um grande desafio para os professores. E no ambiente online, esse processo se tornou ainda mais desafiador. Além disso, as interferências do próprio ambiente digital, tais como qualidade de conexão, o domínio das ferramentas pelos usuários, impactam de maneira direta na qualidade desse espaço educacional. Apoiado nesse cenário, torna-se relevante explorar, pela perspectiva do design para mudança de comportamento, as influências no engajamento dos alunos no processo de aprendizagem em salas de aula online. Sendo esse um problema que abarca um serviço de ampla relevância para as organizações de ensino público e privado, além de sua influência no desenvolvimento social e econômico de um país, fica evidente a importância de investigar esse tema. Atraído por esse problema, esta pesquisa investigou como propor orientações projetuais para a criação de espaços de aprendizagem online engajadores pela perspectiva do design para mudança de comportamento. A partir desse propósito, foi analisado o processo de interação com as plataformas existentes, realizou-se entrevistas em profundidade com alunos de graduação e pós-graduação, finalizando com uma prática projetual. Com isso, se identificou que os elementos que estimulam o engajamento por meio das relações, podem ser uma forma de colaborar com o poder didático do professor e a sua capacidade de influenciar os alunos no processo de aprendizagem. Dentro da perspectiva do design para mudança de comportamento, observamos que os gatilhos de interação, podem, por exemplo, ser pensados na potencialização do engajamento do professor com os interesses do aluno, aumentando a conexão entre eles. Logo, o designer pode trazer a ressignificação para esse processo, trabalhando a relação do professor com o aluno de forma que as ferramentas da plataforma sejam pontes para essas interações, tornando-as um meio e não um fim.