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Consciência fonológica, leitura e compreensão leitora em língua adicional: um estudo acerca da aprendizagem de alemão por falantes brasileiros

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Autor Konrad, Jordana Taís;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9383221637357920;
Orientador Lorandi, Aline;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9832328709285264;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Consciência fonológica, leitura e compreensão leitora em língua adicional: um estudo acerca da aprendizagem de alemão por falantes brasileiros;
Resumo O presente trabalho dedica-se ao estudo da consciência fonológica (CF) de crianças brasileiras aprendizes de língua alemã como língua adicional e do impacto da instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos, do nível do fonema, na leitura e na compreensão leitora da língua-alvo. A pesquisa foi realizada em uma escola particular da região metropolitana do Rio Grande do Sul, contou com 30 participantes (de 10 e 11 anos), dos quais 18 compuseram o grupo experimental e 12 o controle. Os instrumentos para a obtenção dos dados consistiram em pré-teste e pós-teste, os quais abrangeram: atividade de consciência fonológica, leitura silenciosa e compreensão leitora e, por fim, a leitura em voz alta para verificar acurácia, tempo de leitura e compreensão leitora. No período entre a aplicação dos testes, foram realizados os momentos de intervenção pedagógica que consistiam em: instrução com foco na forma de determinados aspectos fonético-fonológicos via instrução explícita. Para fins de análise estatística dos dados, utilizamos o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), a partir do qual fez-se uso do Test T-Student e do coeficiente de correlação linear de Pearson, enquanto a análise qualitativa foi feita via Modelo de Redescrição Representacional. Os resultados sugeriram que a intervenção pedagógica por meio da instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos ocasionou uma melhora estatisticamente significativa da consciência fonológica dos aprendizes, o que não necessariamente influenciou a leitura e compreensão leitora na língua alemã como língua adicional. Reflexões foram feitas sobre a compreensão leitora em língua adicional, em decorrência dos resultados encontrados.;
Abstract This study is focused on Phonological Awareness (PA) in Brazilian children who are learning German as an additional language. We carried out a research at a private school located in the metropolitan area of Rio Grande do Sul to verify the effect of explicit instruction of phonetic and phonological aspects, at the phoneme-level, on target language reading comprehension. The study was conducted with 30 participants, ages ranging from 10 to 11. The experimental group was composed of 18 and the control group was composed of 12 participants. The instruments used to obtain data were pre and post-test, which covered: phonological awareness activity; silent reading and reading comprehension; and reading aloud, in order to verify accuracy, reading time and reading comprehension. While applying the tests, there were moments of pedagogical intervention, such as the explicit form-focused instruction of phonetic and phonological aspects. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), through Student's T-Test and Pearson correlation coefficient, while the qualitative analysis of the data was performed using the Representational Redescription Model. The study demonstrates that the pedagogical intervention through explicit instruction of phonetic and phonological aspects resulted in a statistically significant improvement of learners' phonological awareness. In this study, we also discuss additional language reading comprehension, since the explicit instruction did not have impact on the target language reading comprehension.;
Palavras-chave Consciência fonológica; Compreensão leitora; Instrução explícita; Língua alemã; Phonological awareness; Reading comprehension; Explicit instruction; German as an additional language;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-06-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10242;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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