Resumo:
O presente trabalho dedica-se ao estudo da consciência fonológica (CF) de crianças brasileiras aprendizes de língua alemã como língua adicional e do impacto da instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos, do nível do fonema, na leitura e na compreensão leitora da língua-alvo. A pesquisa foi realizada em uma escola particular da região metropolitana do Rio Grande do Sul, contou com 30 participantes (de 10 e 11 anos), dos quais 18 compuseram o grupo experimental e 12 o controle. Os instrumentos para a obtenção dos dados consistiram em pré-teste e pós-teste, os quais abrangeram: atividade de consciência fonológica, leitura silenciosa e compreensão leitora e, por fim, a leitura em voz alta para verificar acurácia, tempo de leitura e compreensão leitora. No período entre a aplicação dos testes, foram realizados os momentos de intervenção pedagógica que consistiam em: instrução com foco na forma de determinados aspectos fonético-fonológicos via instrução explícita. Para fins de análise estatística dos dados, utilizamos o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), a partir do qual fez-se uso do Test T-Student e do coeficiente de correlação linear de Pearson, enquanto a análise qualitativa foi feita via Modelo de Redescrição Representacional. Os resultados sugeriram que a intervenção pedagógica por meio da instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos ocasionou uma melhora estatisticamente significativa da consciência fonológica dos aprendizes, o que não necessariamente influenciou a leitura e compreensão leitora na língua alemã como língua adicional. Reflexões foram feitas sobre a compreensão leitora em língua adicional, em decorrência dos resultados encontrados.