Autor |
Lisboa, Juliana Costa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8588595406027946; |
Orientador |
Kuschick, Christa Liselote Berger Ramos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8107590943446952; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Jornalismo de agência : a prática de agências nacionais nos países lusófonos – Brasil, Portugal, Moçambique e Angola; |
Resumo |
A pesquisa que segue analisa o conjunto de quatro agências de notícias nacionais ligadas aos Estados nos quais estão inseridas e que operam originalmente em língua portuguesa. Agência Brasil (ABr), Agência de Notícias de Portugal (Lusa), Agência de Informação Moçambicana (AIM) e Agência Angola Press (ANGOP) são os observáveis deste estudo que busca a compreensão do jornalismo praticado por cada um dos serviços. A descrição dos casos foi feita a partir de observação participante nas redações e nos sites das agências, entrevistas com profissionais e pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos dados, foram feitas relações entre as diferentes realidades encontradas, de forma a compreender as práticas no seu conjunto. As agências podem ser vistas em dois pares: a brasileira e a portuguesa, que comungam de um histórico de criação e desenvolvimento do jornalismo de agência nos países onde estão estabelecidas; e as duas africanas, com fundação a partir da independência de Angola e Moçambique dentro de uma perspectiva de ganho de autonomia. Os pontos de partida, entretanto, não unem as agências ao longo de toda a sua existência. Apesar das dissonâncias, nos quatro casos, elas assumem uma agenda oficial dos Executivos federais como parte do trabalho. Os conceitos e o histórico do jornalismo de agência, bem como entendimentos de serviço público e a noção de lusofonia norteiam as discussões propostas no estudo na tentativa de compreender os serviços jornalísticos das agências citadas e como suas práticas se organizam.; |
Abstract |
The research that follows analyses the set of four national news agencies linked to the states in which they are inserted and that originally operate in Portuguese language. Agência Brasil (ABr), Agência de Notícias de Portugal (Lusa), Agência de Informação Moçambicana (AIM) e Agência Angola Press (ANGOP) are the cases observed within this study that aims to understand the journalism practiced by each of the services. The description of the cases was made through participant observation in the newsrooms and agencies' websites, interviews with professionals and bibliographical and documentary research. From the data gathered, relationships between the different realities found are drawn, in order to understand the practices as a whole. The agencies can be seen in two pairs: the Brazilian and the Portuguese, which share a history of creation and development of agency journalism in the countries where they are established; and the two African ones, with foundation just after the independence of Angola and Mozambique within a perspective of gain of autonomy. Their starting points, however, do not unite the agencies throughout their existence. Despite the dissonance, in all four cases, they assume an official agenda of the Federal Executives as part of their work. The concepts and history of agency journalism as well as public service understandings and the notion of lusophony guide the discussions proposed in the study in an attempt to understand the journalistic services of these agencies cited and how their practices are organized.; |
Palavras-chave |
Jornalismo de agência; Agência de notícias; Lusofonia; Serviço público; News agency journalism; News agency; Lusophony; Public service; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2018-04-06; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10236; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |