RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Metodologias ativas no ensino técnico em enfermagem: reflexões para a construção de uma matriz de competências para o uso de metodologias ativas

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Gaedke, Gabriela;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5888307887654537;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Chaves, Simone Edi;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4389050064887088;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Metodologias ativas no ensino técnico em enfermagem: reflexões para a construção de uma matriz de competências para o uso de metodologias ativas;
metadataTrad.dc.description.resumo Ao longo dos últimos tempos, a prática educativa para a formação da equipe de enfermagem vem sendo discutida, ampliando-se o debate sobre o uso de metodologias ativas no ensino da saúde. Este estudo tem como objetivo geral elaborar uma matriz de competências para o desenvolvimento de metodologias ativas para a formação de Técnicos em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória. O local do estudo foi uma Escola Técnica em Enfermagem localizada em um município da região do Vale do Caí (RS). A coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2016. Os participantes da pesquisa foram dez docentes e dez alunos dessa escola. Para a coleta dos dados, foram utilizados três grupos focais com elementos disparadores. A análise dos dados seguiu a Técnica de Análise Temática. O estudo respeitou os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados apontam a necessidade de investir na formação do docente para o uso de metodologias ativas no âmbito da educação profissional em saúde com vistas à qualidade da formação técnica em enfermagem. Estima-se que a elaboração da matriz de competências contribuirá para auxiliar o docente em sua prática educativa bem como beneficiará o aluno em seu aprendizado.;
metadataTrad.dc.description.abstract Over the last years, the educational training practice of nursing staff has been discussed, expanding the debate about the use of active methods in health education. The main objective of this search is to develop a matrix of competences for the development of active methods for training technicians in Nursing. This is a qualitative, descriptive and exploratory research. The study site was a Nursing Technical school situated in a city of Vale do Caí (RS). Data collection occurred in April of 2016. The participants were ten teachers and ten students from this school. For data collection it was used three focal groups with triggers elements. Data analysis followed the thematic analysis technique. The study complied with the principles of Resolution 466/12 of the National Health Council. The results indicate the need to invest in teacher training for the use of active methodologies in health professional education with a focus on the quality of nursing technical education. It is estimated that the development of the matrix competences will help to assist teachers in their educational practice as well as benefit students in their learning.;
metadataTrad.dc.subject Enfermeiro; Docente; Aluno; Metodologias ativas; Educação em saúde; Nurse; Teacher; Student; Active methodologies; Education of health;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2015-11-25;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10210;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics