Resumo:
Ao longo dos últimos tempos, a prática educativa para a formação da equipe de enfermagem vem sendo discutida, ampliando-se o debate sobre o uso de metodologias ativas no ensino da saúde. Este estudo tem como objetivo geral elaborar uma matriz de competências para o desenvolvimento de metodologias ativas para a formação de Técnicos em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória. O local do estudo foi uma Escola Técnica em Enfermagem localizada em um município da região do Vale do Caí (RS). A coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2016. Os participantes da pesquisa foram dez docentes e dez alunos dessa escola. Para a coleta dos dados, foram utilizados três grupos focais com elementos disparadores. A análise dos dados seguiu a Técnica de Análise Temática. O estudo respeitou os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados apontam a necessidade de investir na formação do docente para o uso de metodologias ativas no âmbito da educação profissional em saúde com vistas à qualidade da formação técnica em enfermagem. Estima-se que a elaboração da matriz de competências contribuirá para auxiliar o docente em sua prática educativa bem como beneficiará o aluno em seu aprendizado.