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Ambiente da escola e uso de substâncias psicoativas entre escolares de 12 a 17 anos no sul do Brasil

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Autor Paz, Fernanda Marques;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5124455732960537;
Orientador Horta, Rogerio Lessa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3796762762356122;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Ambiente da escola e uso de substâncias psicoativas entre escolares de 12 a 17 anos no sul do Brasil;
Resumo A adolescência configura um período marcado por muitas transições, em que o indivíduo começa a desenvolver maior autonomia em relação aos pais e a estabelecer novas relações com amigos e com a própria escola, podendo assim evidenciar comportamentos de risco, como as primeiras experiências com as substâncias psicoativas. (SCHENKER; MINAYO, 2005; TRINKNER et al., 2012). Portanto, o estudo que abrange o uso de drogas entre escolares se justifica pela magnitude da ocorrência desse tipo de comportamento, o que se confirma no Brasil através de levantamentos epidemiológicos. (CARLINI et al.,1991, 2010; CARLINI-COTRIM; BARBOSA, 1993; CARLINI-COTRIM et al., 1989; GALDURÓZ; NOTO; CARLINI, 1997; GALDURÓZ et al., 1994, 2005). Nessa perspectiva, Carlini et al. (2010), ao entrevistar estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas entre dez e dezenove anos, estimaram a prevalência de consumo de substâncias ilícitas na vida em 25,5% e de álcool em 60,5% dos escolares. Já a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) entrevistou alunos do nono ano do Ensino Fundamental - em sua maioria, com idades entre treze e quinze anos, de escolas públicas e privadas - e constatou o uso de substâncias ilícitas em 7,3% e de álcool em 66,6% dos participantes. (HORTA et al., 2014; MALTA et al., 2014).;
Abstract Adolescence is a period marked by many transitions, in which the individual begins to develop greater autonomy in relation to parents and to establish new relationships with friends and with the school itself, thus being able to show risk behaviors, such as the first experiences with substances psychoactive (SCHENKER; MINAYO, 2005; TRINKNER et al., 2012). Therefore, the study that covers drug use among schoolchildren is justified by the magnitude of the occurrence of this type of behavior, which is confirmed in Brazil through epidemiological surveys. (CARLINI et al.,1991, 2010; CARLINI-COTRIM; BARBOSA, 1993; CARLINI-COTRIM et al., 1989; GALDURÓZ; NOTO; CARLINI, 1997; GALDURÓZ et al., 1994, 2005). From this perspective, Carlini et al. (2010), when interviewing Brazilian students from public and private schools between ten and nineteen years old, estimated the prevalence of consumption of illegal substances in life in 25.5% and alcohol in 60.5% of the students. The National Survey of School Health (PeNSE) interviewed students in the ninth year of elementary school - mostly aged between thirteen and fifteen years, from public and private schools - and found the use of illicit substances in 7.3% and alcohol in 66.6% of the participants. (HORTA et al., 2014; MALTA et al., 2014).;
Palavras-chave Saúde pública; Saúde escolar; Drogas; Uso de drogas; Adolescentes; Public health; School health; Drugs; Use of drugs; Teenagers;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Saúde Coletiva;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-07-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10198;
Programa Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva;


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