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Intervenções do terapeuta no processo de psicoterapia psicodinâmica de uma criança com sintomas externalizantes

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Autor Rosa, Catiane Pinheiro da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3225009697089501;
Orientador Ramires, Vera Regina Röhnelt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2892124032875911;
Co-orientador Gastaud, Marina Bento;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2911400708801373;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Intervenções do terapeuta no processo de psicoterapia psicodinâmica de uma criança com sintomas externalizantes;
Resumo Esta dissertação de mestrado teve como objetivo a análise do processo de psicoterapia psicodinâmica de uma criança com sintomas externalizantes, dando ênfase às intervenções utilizadas. Em um primeiro momento, foi realizada uma revisão narrativa da literatura sobre a psicoterapia psicodinâmica de crianças com sintomas externalizantes, com o intuito de identificar as pesquisas já realizadas e investigar quais as contribuições dessa modalidade de psicoterapia no atendimento a essa demanda. Posteriormente, foi realizada uma análise do processo terapêutico de uma criança com sintomas externalizantes, buscando identificar as principais intervenções da terapeuta. Foi realizado um estudo com delineamento misto de pesquisa, longitudinal e descritivo, que adotou o procedimento de estudo de caso sistemático. Os participantes do estudo foram uma criança com sintomas externalizantes, e a sua terapeuta. Foram utilizados o procedimento Child Psychotherapy Q-Set (CPQ) e o relato da terapeuta sobre suas percepções da criança e do tratamento. Constatou-se que a psicoterapia psicodinâmica com crianças com sintomas externalizantes pode requerer o uso de intervenções suportivas e expressivas, bem como a flexibilização da técnica com relação as intervenções de diferentes abordagens teóricas. A postura empática e afetivamente engajada da terapeuta pode também ser importante para o desfecho do tratamento.;
Abstract This dissertation aimed at analyzing the process of psychodynamic psychotherapy of a child with externalizing symptoms, especially the interventions adopted. At first, a narrative review of the literature on the psychodynamic psychotherapy of children with externalizing symptoms was carried out, in order to identify the contributions of this modality of psychotherapy. Secondly, the therapeutic process of a child with externalizing symptoms was analyzed, in an empirical study, identifying the main interventions of the therapist. A longitudinal, descriptive research design was carried out, adopting the systematic case study procedure. The study’s participants were a child with externalizing symptoms, and his therapist. The Child Psychotherapy Q-Set (CPQ) procedure and the therapist's report on her perceptions about the child and the treatment were used. It was found that psychodynamic psychotherapy with children with externalizing symptoms may require the use of supportive and expressive interventions, as well as a technical flexibility, integrating different theoretical approaches. The empathic and affectively engaged posture of the therapist may also be important for treatment outcome.;
Palavras-chave Psicoterapia psicodinâmica; Psicoterapia com crianças; Sintomas externalizantes; Pesquisa de processo; Psychodynamic psychotherapy; Psychotherapy with children; Externalizing symptoms; Process research;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-03-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10177;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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