Resumo:
Esta dissertação de mestrado teve como objetivo a análise do processo de psicoterapia psicodinâmica de uma criança com sintomas externalizantes, dando ênfase às intervenções utilizadas. Em um primeiro momento, foi realizada uma revisão narrativa da literatura sobre a psicoterapia psicodinâmica de crianças com sintomas externalizantes, com o intuito de identificar as pesquisas já realizadas e investigar quais as contribuições dessa modalidade de psicoterapia no atendimento a essa demanda. Posteriormente, foi realizada uma análise do processo terapêutico de uma criança com sintomas externalizantes, buscando identificar as principais intervenções da terapeuta. Foi realizado um estudo com delineamento misto de pesquisa, longitudinal e descritivo, que adotou o procedimento de estudo de caso sistemático. Os participantes do estudo foram uma criança com sintomas externalizantes, e a sua terapeuta. Foram utilizados o procedimento Child Psychotherapy Q-Set (CPQ) e o relato da terapeuta sobre suas percepções da criança e do tratamento. Constatou-se que a psicoterapia psicodinâmica com crianças com sintomas externalizantes pode requerer o uso de intervenções suportivas e expressivas, bem como a flexibilização da técnica com relação as intervenções de diferentes abordagens teóricas. A postura empática e afetivamente engajada da terapeuta pode também ser importante para o desfecho do tratamento.