Autor |
Borba, Bruna Mainardi Rosso; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3301181154127069; |
Orientador |
Marin, Angela Helena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2168201231020622; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Problemas emocionais e de comportamento e rendimento escolar: Avaliação de adolescentes, pais e professores; |
Resumo |
Os problemas emocionais e de comportamento são prevalentes na atualidade e sua identificação torna-se necessária para a prevenção de quadros clínicos e evasão escolar. Nesse sentido, a presente dissertação discute a relação entre problemas emocionais, de comportamento e rendimento escolar de adolescentes que estão cursando os anos finais do ensino fundamental a partir da avaliação de múltiplos informantes. O trabalho é constituído por três estudos empíricos de abordagem quantitativa. No primeiro, buscou-se avaliar a concordância entre adolescentes, familiares e professores quanto aos problemas emocionais e de comportamento dos adolescentes, assim como analisar os indicadores de problemas internalizantes e externalizantes percebidos por cada informante. No segundo estudo, foi avaliada a relação entre os problemas emocionais e de comportamento e o rendimento escolar de adolescentes a partir da avaliação destes, seus familiares e professores. Já no terceiro, buscou-se avaliar o poder preditivo dos indicadores emocionais e de comportamento sobre o rendimento escolar de adolescentes considerando, também, a avaliação destes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes, de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS, e em igual número suas famílias e alguns de seus professores. Acredita-se que os resultados encontrados possam alicerçar propostas de intervenção junto a adolescentes, famílias e escola no sentido de desenvolver ações de promoção de saúde mental e prevenção dos problemas escolares, emocionais e de comportamento.; |
Abstract |
Emotional and behavioral problems are prevalent nowadays and their identification is necessary to prevent important clinical states and truancy. In this sense, this dissertation discusses the relation between emotional and behavioral problems and school performance of adolescents who are attending the final years of elementary school from the evaluation of multiple informants. It consists of three studies with quantitative approach. In the first one, we sought to evaluate the correlation between adolescents, relatives and teachers on the adolescents’ emotional and behavioral problems, as well as to analyze the indicators of internalizing and externalizing behaviors perceived by each informant. In the second one, the relation between the emotional and behavioral problems and school performance of adolescents from their relatives’, teachers’ and their own evaluation. In the third study, we sought to evaluate the predictive power of emotional and behavioral indicators of adolescents’ school performance.as well as considering the evaluation of their relatives and teachers. To achieve this goal, 70 adolescents from two public schools in Porto Alegre/RS participated, as well as an equal number of their families and some teachers. It is expected that the results obtained may underpin proposals of intervention with adolescents, families and school to develop promotion actions of mental health and prevention of school, emotional and behavioral problems.; |
Palavras-chave |
Problemas emocionais; Problemas de comportamento; Rendimento escolar; Múltiplos informantes; Adolescência; Emotional problems; Behavior problems; School performance; Multiple informants; Adolescence; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-07-11; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10136; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia; |