Resumo:
Os problemas emocionais e de comportamento são prevalentes na atualidade e sua identificação torna-se necessária para a prevenção de quadros clínicos e evasão escolar. Nesse sentido, a presente dissertação discute a relação entre problemas emocionais, de comportamento e rendimento escolar de adolescentes que estão cursando os anos finais do ensino fundamental a partir da avaliação de múltiplos informantes. O trabalho é constituído por três estudos empíricos de abordagem quantitativa. No primeiro, buscou-se avaliar a concordância entre adolescentes, familiares e professores quanto aos problemas emocionais e de comportamento dos adolescentes, assim como analisar os indicadores de problemas internalizantes e externalizantes percebidos por cada informante. No segundo estudo, foi avaliada a relação entre os problemas emocionais e de comportamento e o rendimento escolar de adolescentes a partir da avaliação destes, seus familiares e professores. Já no terceiro, buscou-se avaliar o poder preditivo dos indicadores emocionais e de comportamento sobre o rendimento escolar de adolescentes considerando, também, a avaliação destes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes, de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS, e em igual número suas famílias e alguns de seus professores. Acredita-se que os resultados encontrados possam alicerçar propostas de intervenção junto a adolescentes, famílias e escola no sentido de desenvolver ações de promoção de saúde mental e prevenção dos problemas escolares, emocionais e de comportamento.