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metadataTrad.dc.contributor.author Paula, Julieth Corrêa;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1459184009691960;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Kilpp, Suzana;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8987400261712739;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Gestualidades fotográficas em jogos digitais;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente tese investiga as gestualidades fotográficas em jogos digitais tendo em vista as experimentações materiais e estéticas que permeiam a tendência chamada in-game photography (fotografia de jogo). Com isso, aborda o entrelaçamento da fotografia e do videogame enquanto máquinas que produzem imagens a partir da conexão com o indivíduo jogador/fotógrafo. Mobilizados pelo problema “como os jogos digitais atualizam e comunicam gestualidades fotográficas na tecnocultura contemporânea?”, buscamos compreender as condições das experiências que envolvem a produção e a fruição da fotografia nos ambientes dos jogos digitais. Para fundamentar o objeto da pesquisa no âmbito das Ciências da Comunicação, dos Games Studies e da Filosofia da Imagem, convocamos os principais conceitos de gesto (AGAMBEN, 2008, 2015, 2018), gesto fotográfico (FLUSSER, 1985, 1994, 2014), gameworld interfaces (JØRGENSEN, 2013) e imagem-ficção (DUBOIS, 2017, 2018). Com o horizonte teórico direcionado para os paradigmas da fotografia e do jogo em suas dimensões de ludicidade e medialidade, propomos um arranjo metodológico a partir dos princípios da Arqueologia das mídias (HUHTAMO, 2013; PARIKKA, 2017; FISCHER, 2015), Arqueogaming (REINHARD, 2018, 2019a), da Cartografia e Constelações (BENJAMIN, 2015) e Decifração vinculada à Teoria Geral dos Gestos (FLUSSER, 1985, 1994, 2014). Dado esse conjunto de procedimentos e métodos, realizamos um mapeamento online (sites, plataformas e comunidades) de games que resultou em um corpus de 20 jogos digitais com a fotografia integrada às mecânicas e/ou à narrativa. Para examinar a fotografia in-game e operacionalizar esse conjunto de jogos, identificamos três formas distintas de inscrição da fotografia denominadas de: gesto fotográfico como ação principal, ação secundária e Modo foto. A atribuição de gesto fotográfico nesses casos decorre da presença da câmera no mundo ficcional do jogo ou de processos de interrupções no fluxo do jogo que incidem em uma imagem fotográfica. Com base nisso, deciframos: os elementos que constituem a narrativa e a jogabilidade em jogos com o gesto fotográfico principal como Pokémon Snap, Afrika e Fatal Frame; as dinâmicas das missões paralelas tendo em vistas os processos de capturas e os tipos de fotografias produzidas em casos de ação secundária como Life is Strange, Watch Dogs 2 e The Legend of Zelda: Breath of the Wild; e os aspectos que se referem a instantaneidade, ubiquidade e conectividade em jogos com o Modo foto como Horizon Zero Dawn, Spider-man. Para dar sentido às conexões e atravessamentos entre os jogos e gestos, constituímos três constelações de gestualidades fotográficas: hacking fotográfico, capturas feitas pela máquina e Art of gaming. Por fim, depreendemos que o fenômeno das gestualidades fotográficas nos jogos digitais transcende o próprio mundo do jogo, despontando-o como um ambiente de criação e experimentação artística e fotográfica, do qual emerge a figura do screenshooter e in-game photographer.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis investigates the photographic gestures in digital games in view of the material and aesthetic experiments that permeate the trend called in-game photography. It approaches the intertwining of photography and videogame as machines that produce images from the connection with the individual player/photographer. Mobilized by the problem “how do digital games update and communicate photographic gestures in contemporary technoculture?”, we seek to understand the conditions of the experiences that involve production and fruition of photography in the environments of digital games. To support the research object in the scope of Communication Sciences, Games Studies and the Philosophy of Image, we summoned the main concepts of gesture (AGAMBEN, 2008, 2015, 2018), photographic gesture (FLUSSER, 1985, 1994, 2014), gameworld interfaces (JØRGENSEN, 2013) and fiction-image (DUBOIS, 2017, 2018). With the theoretical horizon directed to the paradigms of photography and game in their dimensions of playfulness and mediality, we propose a methodological arrangement based on the principles of Media Archeology (HUHTAMO, 2013; PARIKKA, 2017; FISCHER, 2015), Archeogaming (REINHARD, 2018, 2019a), Cartography and Constellations (BENJAMIN, 2015) and Decipherment linked to the General Theory of Gestures (FLUSSER, 1985, 1994, 2014). Given this set of procedures and methods, we carried out an online mapping (sites, platforms and communities) of games that resulted in a corpus of 20 digital games with photography integrated to their mechanics and/or narrative. To examine in-game photography and operationalize this set of games, we identified three distinct forms of inscription of photography called: photographic gesture as main action, as secondary action and Photo mode. The attribution of a photographic gesture in these cases stems from the presence of the camera in the fictional world of the game or from processes of interruptions in the game's flow that produce a photographic image. Based on this, we decipher: the elements that constitute the narrative and gameplay in games with the photographic gesture as main action, such as Pokémon Snap, Afrika and Fatal Frame; the dynamics of side missions considering the capture processes and the types of photographs produced in secondary action, such as Life is Strange, Watch Dogs 2 and The Legend of Zelda: Breath of the Wild; and aspects that refer to instantaneity, ubiquity and connectivity in Photo Mode games like Horizon Zero Dawn, Spiderman. To make sense of the connections and crossings between games and gestures, we created three constellations of photographic gestures: photographic hacking, captures made by the machine and Art of gaming. Finally, we infer that the phenomenon of photographic gestures in digital games transcends the game world itself, emerging as an environment for artistic and photographic creation and experimentation, from which emerges the figure of the screenshooter and in-game photographer.;
metadataTrad.dc.subject Gesto; Gestualidade; Fotografia; Jogos digitais; Tecnocultura; Gesture; Gestualities; Photography; Digital games; Technoculture;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-07-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10090;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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