Autor |
Victorino, Raquel Ribeiro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3936295006364998; |
Orientador |
Matos, Celso Augusto de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0706941781603769; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs); |
Resumo |
O consumo de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) tem despertado interesse para a pesquisa devido ao crescimento das vendas percebido no mercado global ao longo dos anos. Esse aumento de demanda pode relacionar-se às diversas influências sofridas pelo consumidor por diferentes fatores, tornando-o mais suscetível à automedicação. Do ponto de vista da saúde, o MIP, quando mal administrado, pode tornar-se prejudicial ao indivíduo, que eventualmente não percebe os riscos da automedicação. No entanto, apesar da complexidade relacionada ao comportamento do consumidor (marketing) e aos riscos de saúde envolvidos (saúde), não há evidências consistentes que contemplem a intersecção desses dois aspectos na intenção de compra de MIPs. Assim, o presente estudo tem o objetivo de investigar quais fatores influenciam a intenção de compra de MIPs pelos consumidores. Como antecedentes da decisão de compra, consideraram-se a atitude em relação ao uso e a propaganda de MIPs, os conhecimentos subjetivo e objetivo, a percepção de risco com a saúde e preocupação com a saúde. Além disso, foram testados os impactos, nestas relações, da susceptibilidade dos consumidores à influência interpessoal e do seu comportamento de compra de MIPs no canal on-line. Para operacionalizar o modelo de pesquisa, analisou-se o comportamento de 465 brasileiros, pesquisados em uma survey on-line, utilizando ferramentas e técnicas de Modelagem de Equações Estruturais e análises descritivas. Uma comparação relativa entre os antecedentes significativos desta pesquisa evidenciou que os fatores mais importantes para explicar a intenção de compra de MIPs são: percepção de risco (β = 0,41), atitude em relação à propaganda (β = 0,28) e atitude em relação ao uso de medicamentos (β = 0,18). Esta dissertação pode avançar as pesquisas anteriores, visto que trabalha na intersecção entre estudos sobre o comportamento do consumidor e pesquisas da área da saúde referentes a esta temática.; |
Abstract |
The consumption of medicines free of medical prescription (MIPs) has aroused interest
to the search due to the growth of the sales perceived in global market along the years.
This increase of demanding may relate to the various influences suffered by the
consumers and by different factors, becoming it more susceptible to the selfmedication. From the heath point of view, the MIP, when it is mismanaged, may
become harmful to the person, that eventually may not notice the risks of selfmedication. However, in spite of complexity, related to the behavior of the consumers
(marketing) and the risks of the health involved (health), there are not consistent
evidences that contemplate the intersection of these two aspects in
purchasing intention of the MIPs. Therefore, the present study has the objective of
investigating which factors influence the purchasing intention of MIPs by the
consumers. It was considered as predecessors of buying decision, the attitude in
relation to the use and the advertisement of the MIPs, the subjective and objective
knowledge, the perception of the risk with the health and the preoccupation with the
health. Besides, the impacts were tested, in these relations, of the susceptibility of the
consumers to the interpersonal influence and of their purchase behavior of the MIPs
in online channel. To operate the model of the search, it was analyzed the behavior of
465 Brazilian searched in a survey on-line, using tools and techniques of Structural
Equation Modeling and descriptive analysis. A relative comparison between the
significant predecessors of this search, evidenced that the most important factors to
explain the intention of buying the MIPs are: perception of the risk (β=0,41), attitude in
relation to the advertisement (β = 0,28) and attitude in relation to the medicaments (β =
0,18). This dissertation may advance the previous searches, since it works in the
intersection between studies about the behavior of the consumer, and searches
from the area of health referring to this thematic.; |
Palavras-chave |
Estratégias organizacionais; Estudos de consumo; Automedicação; MIPs; Intenção de compra; Organizational strategies; Studies of consumption; Self-medication; Purchase intention; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-07-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10085; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |