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Autor Raymundo, Rafael Tourinho;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4119221343998099;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Imagens do anonimato em plataformas digitais;
Resumo Esta tese tem o objetivo geral de compreender características do anonimato, enquanto fenômeno tecnocultural, nas plataformas digitais. Para tanto, são consideradas no recorte as plataformas de interface anônima. Esses serviços se diferem de redes populares, como Facebook e Twitter, porque permitem a interação entre os sujeitos sem a necessidade de se utilizar uma foto de perfil, um nome ou um avatar que identifique a pessoa. Os movimentos exploratórios incluíram aplicação de questionário com usuários do Sarahah, navegação em primeira pessoa a partir da caixinha de perguntas do Instagram e, finalmente, a escavação de outros apps, numa abordagem arqueológica da mídia. Isso permitiu a coleta de material para dissecação, de forma a entender como as imagens do anonimato se atualizam num contexto tecnocultural de sociedade softwarizada, em que passado e presente coalescem e os aparatos técnicos funcionam como mediadores do mundo imaginado. O aporte teórico contou, entre outros autores, com Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) e Sibilia (2016). Conforme a investigação progredia, percebeuse que as plataformas digitais de interface anônima atuam como heterotopias, no sentido de que são espaços com regras próprias e que permitem formas bastante particulares de interação. Foram identificados traços como a confissão de segredos, a troca de afetos, o amortecimento moral, a zombaria e a ofensa, todos possibilitados pela organização de elementos interativos e visuais do território digital.;
Abstract This thesis aims, overall, to understand characteristics of anonymity, as a technocultural phenomenon, in digital platforms. To achieve this goal, we considered specifically anonymous interface platforms. These services differ from popular networks, such as Facebook and Twitter, because they allow interaction between people without the need to use a profile picture, a name, or an avatar identifying the person. Exploratory moves included applying a questionnaire with Sarahah users, first-person browsing starting from the Instagram question box, and finally the excavation of other apps, in a media archeology approach. This allowed us to collect material for dissection, in order to understand how images of anonymity (re)appear in a technocultural context of a softwarized society, in which past and present coalesce and technical apparatuses function as mediators of the imagined world. Theoretical contribution included, among other authors, Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013 ), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) and Sibilia (2016). As the investigation progressed, we noticed that anonymous interface digital platforms act as heterotopias, meaning these are spaces with their own rules, and which allow very particular forms of interaction. We identified characteristics such as confession of secrets, mutual affection, moral elasticity, mockery, and offense. These were all made possible due to the arrangement of interactive and visual elements on the digital territory.;
Palavras-chave Anonimato; Redes digitais; Heterotopia; Aplicativos móveis; Tecnocultura; Anonymity; Digital networks; Mobile apps; Technoculture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-07-06;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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