RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos: Recent submissions

  • Trabalho apresentado em evento:  Conter, Clarice da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Neste estudo busca-se obter um entendimento maior do processo de significados entre a prática das assembleias de classe e a formação integral desses sujeitos/educandos. Também pretende-se trabalhar com ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Carvalho, Milena Eduarda de; Becker, Anelise Ehlert; Hauschild, Cristiane Antonia; Herber, Jane; Massmann, Juliana Grasieli; Fischer, Marcela; Eidelwein, Marina Hofstätter; Sebastiany, Vanessa Weber; Hilgemann, Clarice Marlene; Zanatta, Flávia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No primeiro semestre de 2017, as bolsistas do subprojeto Letras Português do PIBID Univates desenvolveram uma sequência didática intitulada “Quem não se comunica se trumbica”, a qual foi aplicada em ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Schmalz, Graziani Curtinaz Rodrigues; Junqueira, Heloisa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Relatar experiências docente e emotiva vividas durante o Estágio Docente em Ciências em uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os vínculos afetivos e emoções parecem aos poucos perderem seu espeço dentro ...
  • Resumo de evento:  Vieira, Amanda; Fistarol, Caique Fernando da Silva; Caetano, Marta Helena Cúrio de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A bolsista, autora deste artigo expandido, participante do subprojeto Interdisciplinar Linguagens, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Regional de Blumenau ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Mello, Gilce Aparecida; Quadros, Cleidi Torres; Barros, Jucelaine Lages de; Siguenas, Lorens Estevan Buriol (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação docente dos licenciandos em Matemática do Instituto ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Ferraz, Kamille Rodrigues; Cezar, Ana Luísa Becker (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Na educação como professores e profissionais da área devemos modificar e aperfeiçoar nossas práticas docentes para uma melhor interação com a criança e o adolescente. Uma das mudanças que vivenciamos ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Moccelin, Jéssica Maria; Costa, Arlete Eli Kunz da; Pissaia, Luís Felipe; Lorenzon, Mateus; Monteiro, Sabrina; Giongo, Ieda Maria (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O objeto de aprendizagem escolhido para essa oficina foi o Tangram. Trazido da China para o Ocidente na metade do século XIX, o Tangram é um jogo de origem milenar. É composto por sete peças chamadas ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Souza, Lilian Verônica; Silva, Marcos Vinicius Barros e; Grasmuk, Arian; Junge, Lindamir Rosa Aparecida (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente relato de experiência descreve sua aplicação em uma metodologia para a formação de profissionais que atuam na Educação Básica, com o intuito de promover a interdisciplinaridade em temas a ...
  • Resumo de evento:  Prado, Úrsula Cristina do; Camargo, Alessandra Andrade; Santos, Igor Felipe dos; Ligeski, Larissa Levandoski; Antunes, Alfredo Cesar; Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No cotidiano atual, vivemos em uma sociedade altamente competitiva que visa o individualismo, a exclusividade, o sobressair, entre outros. E é também na escola em que nos deparamos com diversos problemas ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Jardim, Ana Maria Nascimento; Silva, Aline Beatriz da; Evaldt, Elaine; Schmidt, Cassandra; Crivelatti, Francielli; Viana, Keila Cristine de Azeredo; Souto, Letícia da Rocha; Antunes, Mateus; Mor, Patrícia; Mandarino, Cláudio Marques (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente projeto foi desenvolvido dentro de um contexto educacional em que ocorre o encontro entre o âmbito universitário e o cotidiano escolar a partir de uma política governamental que está preocupada ...
  • Resumo de evento:  Silva, Valdelino de Carvalho; Martins, Alana Carolina; Negherbon, Caroline Laíza; Souza, Josué de; Fronza, Mariana Francine; Paula, Mery Carolina Andrade de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho descreve a saída de campo à comunidade ìdigena da aldeia bugio, da cultura Laklãnõ/Xokleng, no município de Doutor Pedrinho (SC), bem como uma visita à Barragem Norte do município ...
  • Resumo de evento:  Leal, Henrique Silveira; Monteiro, Sandra Lemos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No calar desta noite quente de inverno, eu e você mergulharemos juntos nas águas profundas da memória e revisitaremos lembranças de experiências ricas e edificantes, nas trajetórias pedagógicas percorridas ...
  • Resumo de evento:  Dias, Gislaine Cruz; Gomes, Gabrielle (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Durante o período de atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), em conversa com os alunos dos colégios General Osório e Padre Arnaldo Jansen, foi notado que os mesmos ...
  • Resumo de evento:  Dutra, Emerson; Melo, Marilene dos Santos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O atual documento tem como abordagem principal a proposta de contornar (recorrendo ao lúdico) dificuldades de aprendizado enfrentado pelos discentes, sejam da rede pública ou não. Por conseguinte, surge ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Pereira, Débora Pinheiro; Barbosa, Fernanda; Silva, Sabrina Marafiga Cardoso da; Barbosa, Vanessa Soares; Freitas, Vanessa Vieira de; Guedes, Querti Adriana (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Com o presente trabalho buscamos refletir acerca de experiências vivenciadas como acadêmicas do Curso de Pedagogia participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia ...
  • Resumo de evento:  Abreu, Bruna Leticia Ferreira de; Rodrigues, Lillian (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente resumo faz uma reflexão em torno da trajetória de observação e desenvolvimento da criatividade, proposta pelas bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) de Arte do Instituto Federal ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Portas, Micaela Veronica; Feltrin, Adriel Penteado (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID é um projeto que tem como finalidade aperfeiçoar e valorizar a formação dos professores da Educação Básica, assim como colaborar para a articulação entre teoria e prática necessária ao desenvolvimento ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Vier, Ana Luiza; Wolffenbüttel, Cristina Rolim (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa em andamento junto ao Subprojeto Pibid-Música e ao Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs), do Curso de Graduação ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Mühlen, Bruna Von; Wolffenbüttel, Cristina Rolim (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No ano de 2016 foram desenvolvidas, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), juntamente com outra estudante bolsista, oficinas e aulas de musicalização com uma aluna ...
  • Resumo de evento:  Santos, Eduarda Gabriela dos; Henrique, Letícia Poleza; Nascimento, Matheus Antônio Tomazzini; Chiniski, Vitor Matheus Berardi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No mundo contemporâneo, conforme afirma Nascimento (2008), estamos cercados pelos mais diversos recursos midiáticos, que servem como disseminadores de ideais e opiniões. Dentre eles temos o cinema que, ...

Buscar

Navegar

Minha conta