RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos: Recent submissions

  • Resumo de evento:  Schäeffer, Jéferson Luís; Machado, Karla Ferrari; Faleiro, Róger Sullivan; Hauschild, Cristiane Antonia; Herber, Jane; Magedanz, Adriana (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho tem como objetivo descrever um relato de experiência a partir do desenvolvimento de um projeto pedagógico intitulado “O poder das ervas medicinais ao longo do tempo”, que foi organizado ...
  • Resumo de evento:  Sebastião, Beatriz Luiz; Pereira, Betina Emireck; Pedroso, Caroline da Rosa; Delfino, Gisele Padilha; Feck, Kalita Borges; Ricardo, Marcela; Fernandes, Mayara; Pereira, Elaine Fonseca; Giassi, Maristela Gonçalves (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Sabendo da importância de práticas para o ensino de ciências, foi desenvolvido e confeccionado pelos bolsistas do PIBID de ciências biológicas um jogo didático que chamamos de “Dominó do Reino Plantae” ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Riffatti, Romeu; Wolffenbüttel, Cristina Rolim (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A delimitação do campo de estudos da Educação Musical tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Tendo importantes contribuições do pesquisador alemão Kraemer (2000). ...
  • Resumo de evento:  Cardoso, Tainá Agostinho; Zanelatto, João Henrique; Cardoso, Michele Gonçalves (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O projeto de ensino intitulado “O teatro como ferramenta didática e de resistência: a classe Mineira da Vila Operária Próspera durante a Ditadura Militar e o Ensino de História”, foi elaborado por meio ...
  • Resumo de evento:  Sebastião, Beatriz Luiz; Pereira, Betina Emireck; Pedroso, Caroline da Rosa; Delfino, Gisele Padilha; Feck, Kalita Borges; Ricardo, Marcela; Fernandes, Mayara; Pereira, Elaine Fonseca; Giassi, Maristela Gonçalves (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Uma das funções do ensino de ciências é a promoção da aprendizagem dos conteúdos científicos e para Krasilchik (1993), quanto mais próximos do mundo do estudante estiverem estes conteúdos, mais o ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Carrazoni, Guilherme Salgado; Nieswald, Bruno Henrique; Bergmann, Mauren Lucia de Araujo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, através do subprojeto Educação Física (EF) oportuniza aos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, ...
  • Resumo de evento:  Breitenbach, Ana Carolina; Dell’Osbel, Bruno Bottega; Dessoy, Emeli Elisa; Hilgemann, Clarice Marlene; Hauschild, Cristiane Antonia; Pisching, Isabel; Herber, Jane; Mallmann, Mariana Taís; Souza, Tainara de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O trabalho desenvolvido tem o objetivo de mostrar a importância da língua inglesa no dia a dia e seus diferentes usos, visando motivar os estudantes a buscarem conhecimento no idioma. Além disso, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Cappellari, Lize Helena; Carretta, Ângela Susana Jagmin (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O objetivo deste trabalho é descrever as contribuições do PIBID URCAMP e os principais impactos na formação inicial de professores. Este projeto busca atuar em ações voltadas para apoio às práticas ...
  • Resumo de evento:  Ribeiro, Jaqueline da Silva; Araújo, Dulcemara; Araújo, Neiva de Fátima Aguilera (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Presente resumo relata a abordagem pedagógica de ensino da arte realizada pelo programa de iniciação à docência PIBID em Artes Visuais do Instituto Federal do Paraná, do Campus Palmas. Em parceria com ...
  • Resumo de evento:  Oliveira, Vanessa Zauza de; Soares, Franciele (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho apresenta uma reflexão a partir de uma prática de ensino realizada na Educação Infantil em uma turma de maternal I, com crianças entre um a dois anos de idade num Centro Municipal de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Rodrigues, Noélia Carolina; Oliveira, Vergilio Almeida de; Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O Estágio Supervisionado possui poder altamente reflexivo em relação à formação inicial em cursos de licenciaturas, vale ressaltar que na graduação há uma série de possibilidades que permitem uma base ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Silva, Luan Alves da; Marcelino, Andréa Rabelo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente artigo é um relato de experiência realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia, no qual procurou analisar com cautela as diferenças metodológicas, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Maciel, Magda Rosane Gerlach; Marcelino, Andréa Rabelo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente artigo trata da importância de metodologias na área da educação e ensino de Geografia, pois sem métodos adequados nessa disciplina, fica complicado o entendimento por parte dos educandos do ...
  • Resumo de evento:  Forbeck, Ana Carolina Henrique (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esse trabalho tem por objetivo apresentar um relato experiência a partir da prática pedagógica oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID). O PIBID vem para oferecer ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lemes, Thiago Henrique (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho tem o intuito de apresentar uma experiência desenvolvida enquanto intervenção pedagógica, no âmbito do Pibid Filosofia, no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, em Guarapuava/PR. Trata-se ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lima, Alisson Douglas de Oliveira; Gomes, Yasmin Leon; Silva, Janete Dubiaski da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos bolsistas do subprojeto PIBID de Ciências Biológicas da PUCPR quanto à aplicação de aulas práticas de Ciências da Terra para os sextos anos do Ensino ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Winert, Fernanda; Zorzolli, Rafael Veras; Giacomelli, Karina (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O subgrupo do PIBID na escola Assis Brasil intitulado “Interação e Espaço”, inserido no projeto interdisciplinar A interação no contexto educacional: integrando alunos e escola, desenvolveu uma atividade ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Souza, Juliana Aparecida de; Krusicki, Paula Viotto; Martins, Caio Cezar Nantes; Klein, Tânia Aparecida da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esse Trabalho é uma pesquisa investigativa, onde buscamos analisar o conhecimento prévio e opiniões de alunos do ensino fundamental a respeito de sexualidade e questões que os cercam. As informações ...
  • Resumo de evento:  Ferminio, Denis Correa; Souza, Maira Silva de; Marcilio, Ronem dos Santos; Costa, Ana Caroline Damázio da; Teixeira, Camila; Martinsk, Flávia de Carvalho; Ferreira, Loisleine Fernandes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No subprojeto referente ao Curso de Educação Física Licenciatura da UNESC , tem possibilitado experiências de grande importância para formação docente do grupo participante e comunidade envolvidas, ...
  • Resumo de evento:  Carvalho, Silvana Maura Batista de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O subprojeto de História – PIBID/UEPG visa inserir os acadêmicos no contexto escolar, o que contribui para apropriação de referencial histórico-historiográfico e pedagógico-teórico-metodológico da área ...

Buscar

Navegar

Minha conta