RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Hohmann, Luana Machado;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1316711147180269;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Costa, Filipe Campelo Xavier da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech;
metadataTrad.dc.description.resumo Organizações mediatech são assim definidas por combinarem mídia e tecnologia de forma digital. Estas organizações representam um novo paradigma na distribuição de conteúdo e, por isso, precisam continuar avançando na proposição de novos modelos de negócio para continuarem sendo competitivas. No entanto, as habilidades e competências dos designers ainda são pouco exploradas na liderança das organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso das atitudes de design e sua influência no processo de inovação em uma organização mediatech. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com líderes em design da organização. Para analisar estes dados, se realizou a análise de conteúdo e o mapeamento do processo de inovação durante um evento de hackathon, o que possibilitou identificar as atitudes de design presentes na organização a partir dos aspectos do modelo de design attitude proposto por Michlewski (2008, 2015). A pesquisa aborda a prática do design em uma organização mediatech e busca compreender se estes aspectos estão presentes e quais atitudes mais se destacam no nível estratégico da área de experiência e inovação do núcleo digital da organização.;
metadataTrad.dc.description.abstract Mediatech organizations are thus defined by combining media and technology in a digital way. These organizations represent a new paradigm in content distribution and, therefore, they need to continue advancing in proposing new business models to remain competitive. However, the skills and competences of designers are still little explored in the leadership of organizations. To this end, a case study of design attitudes and their influence on the innovation process in a mediatech organization was carried out. Data collection involved documentary research, direct observation and semi-structured interviews with the organization's design leaders. To analyze these data, content analysis and mapping of the innovation process was carried out during a hackathon event, which made it possible to identify the design attitudes present in the organization from the aspects of the design attitude model proposed by Michlewski (2008, 2015). The research addresses the practice of design in a mediatech organization and seeks to understand whether these aspects are present and which attitudes stand out most at the strategic level of the area of experience and innovation of the digital core of the organization.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Inovação; Design attitude; Strategic design; Innovation;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-11-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas