Autor |
Wagner, Alberto; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6886927851794817; |
Orientador |
Richter, Cristiano; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4001849220549909; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116; |
Resumo |
Uma boa infraestrutura rodoviárias é de vital importância para o desenvolvimento das nações, porém, a maioria das obras rodoviárias tomam longos prazos para conclusão. Em paralelo, algumas teorias de produção, como o Sistema Toyota de Produção e a Teoria das Restrições possibilitaram a redução do tempo de atravessamento de produtos industrializados. Diante disto, esta pesquisa propõe diretrizes para o planejamento e programação de obras rodoviárias, visando reduzir o tempo de atravessamento de produção, através de um estudo de casos múltiplos das obras de duplicação da BR-116 no Rio Grande do Sul, utilizando dados documentais e entrevistas com os responsáveis pelas obras. O estudo identificou que os prazos para o licenciamento ambiental e as deficiências em projetos são os principais motivos extrínsecos para o atraso das obras da BR-116. Pôde-se concluir que os planos são deficientes, não há uma identificação clara do caminho crítico da obra e o paradigma utilizado maximiza a produtividade dos recursos, de forma isolada. Também foi constatado que não havia uma definição sobre o tamanho dos lotes de trabalho e os indicadores não estimulam a conclusão de segmentos. As diretrizes visando reduzir o tempo de atravessamento das obras rodoviárias compreendem mobilizar a obra somente quando as restrições legais estiverem encaminhadas, permitir a utilização de recursos a taxas inferiores do que a sua capacidade, utilizar Gráficos Espaço x Tempo para a elaboração dos cronogramas de longo prazo, iniciar a terraplenagem pelo local menos denso em serviços iniciais e de terraplenagem, utilizar a menor extensão possível para os lotes de trabalho de cada atividade, utilizar indicadores que promovam a conclusão de segmentos e utilizar a metodologia Last Planner System para efetivar as programações e controle da obra.; |
Abstract |
Good road infrastructure is vitally important for the development of nations, but most road works take long lead times to complete. In parallel, some production theories, such as the Toyota Production System and the Theory of Constraints enabled the reduction of lead time of industrialized products. Given this, this research proposes guidelines for the planning and programming of road works, aiming to reduce the lead time, through a multiple case study of the BR-116 duplication works in Rio Grande do Sul, using documentary data and interviews with those responsible for the works. The study identified that the deadlines for environmental licensing and the deficiencies in projects are the main extrinsic reasons for the delay of the BR-116 works. It could be concluded that the plans are deficient, there is no clear identification of the critical path of the work and the paradigm used maximizes the productivity of resources in isolation. It was also found that there was no definition of the size of the work lots and the indicators do not promote the completion of segments. The guidelines to reduce the time of road works include mobilizing the work only when legal restrictions are in place, allowing the use of resources at rates lower than their capacity, using Space x Time Charts for the elaboration of long-term schedules, initiate earthmoving from the least dense site for initial and earthmoving services, use the smallest extent possible for the work lots of each activity, use indicators that promote segment completion, and use the Last Planner System methodology for effective scheduling and control the work.; |
Palavras-chave |
Obras Rodoviárias; Sistema Toyota de Produção; Teoria das Restrições; Construção Enxuta; Roadway Construction; Toyota Production System; Theory of Constraints; Lean Construction; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-08-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9015; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |