Autor |
Guilhermano, Lívia; |
Orientador |
Rodembusch, Rodrigo Severo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2623251248417856; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo de posicionamentos do JN frente aos comentários de telespectadores no ambiente digital; |
Resumo |
Entende-se que o jornalismo passa por um período de adaptação à emergente cultura da participação, na qual o público busca ter um papel ativo no processo de comunicação. Com as tecnologias digitais, as pessoas se tornam cada vez mais conscientes de que a mídia não precisa ser unidirecional. É possível criar, compartilhar e reconfigurar conteúdos. É dentro desse cenário que o presente artigo busca analisar o fenômeno do posicionamento do noticiário televisivo frente à participação do público conectado à Internet. Para isso, foram selecionados momentos em que o Jornal Nacional, da Rede Globo, responde ao vivo aos comentários dos telespectadores nas redes sociais. Para fundamentar este artigo, foram estudados autores como Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ramonet (2012) e Wolton (2012).; |
Palavras-chave |
Telejornalismo; Televisão; Cultura da participação; Mídias sociais; Jornal Nacional; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8853; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Televisão e Convergência Digital; |