| Autor | Delagracia, Bianka Maria; Oliveira, Núcia Alexandra Silva de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0375084065646381; http://lattes.cnpq.br/2630049868382261; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Percursos de ensino e aprendizagem do ensino de história do Brasil: uma análise dos parâmetros curriculares nacionais e da proposta curricular de Santa Catarina; |
| Resumo | O trabalho a ser apresentado é resultado parcial da pesquisa “Entre textos e sujeitos: percursos e aprendizagem de História do Brasil (1998-2016), coordenado pela Profa. Dra Nucia Alexandra Silva de Oliveira e desenvolvido no Laboratório de Ensino de História (LEH). O objetivo deste projeto é investigar percursos de ensino e aprendizagem de História do Brasil através do estudo de documentos prescritivos do ensino e das narrativas construídas por professores e estudantes de História da Educação Básica. Para tanto, parte-se das contribuições de conceitos como saber escolar, cultura escolar, pensamento histórico, cultura histórica e narrativa histórica.; |
| Palavras-chave | Ensino de História; Parâmetros Curriculares Nacionais; História do Brasil; Proposta curricular; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8668; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |