| metadataTrad.dc.contributor.author | Medeiros, Livia Keiko Nagao de; Silva, Josie Agatha Parrilha da; Silva Junior, Nelson; |
| metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5312440197995128; http://lattes.cnpq.br/7528954595127003; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
| metadataTrad.dc.title | Análise do modernismo de Tarsila do Amaral através de prática com 9º ano do Ensino Fundamental; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado com os alunos do nono ano do Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski (CEPEM), no período de agosto e setembro de 2017. A metodologia utilizada foi baseada na Abordagem Triangular, proposta pela autora e arte-educadora Ana Mae Barbosa. A abordagem consiste na contextualização histórica do movimento artístico, na análise de obras e na produção artística pelos alunos (BARBOSA, 2014). Com auxílio da professora supervisora, os bolsistas do PIBID de Artes Visuais da UEPG elaboraram planos de aula referentes ao tema, ministraram aulas expositivas e dialogadas e por fim implantaram a atividade prática que consistiu na produção de pinturas baseadas em pontos turísticos ou localidades da cidade de Ponta Grossa que os alunos mais gostassem.; |
| metadataTrad.dc.subject | Artes visuais; Ensino de Arte; Modernismo; Tarsila; |
| metadataTrad.dc.type | Resumo de evento; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2017-12-13; |
| metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8626; |
| metadataTrad.dc.event.title | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |