| Autor | Santos, Patrícia de Lourdes Pelogia dos; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Dedução das áreas das figuras geométricas adaptadas ao uso de alunos portadores de deficiência visual; |
| Resumo | Durante séculos a cegueira despertou medo e superstição nas pessoas. Conta a história que na antiga Grécia qualquer tipo de deficiência, incluindo a cegueira era denominada de estigma. Uma pessoa com estigma não frequentava locais públicos, eram marginalizados e excluídos do convívio social. Na Idade Média considerava-se um castigo divino. Por outro lado, existiram sociedades que acreditavam que a cegueira era um privilégio, que uma pessoa cega tinha uma visão por dentro e conseguiria enxergar além de outras. Conforme a ciência foi descobrindo os motivos da perda de visão, os mitos foram se desfazendo. Marta Gil, em Deficiência Visual, comenta que no Brasil de 1 a 1,5 por cento da população é portadora de deficiência visual, sendo a maioria com baixa visão; de 3 mil crianças, uma é cega, e que a cada quinhentas crianças, uma tem visão subnormal. A palavra deficiência nos transmite um pensamento de pessoa incapaz.; |
| Palavras-chave | Deficiência; Cegueira; Geometria; Visual; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8473; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |