| Autor | Tavares Junior, Ronaldo Matias; Montágua, Andriel Souza; Buss, Maribel; Santos, João Fabrício Radmann dos; Rickes, Mauro; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0956689714605635; http://lattes.cnpq.br/6096897946090245; http://lattes.cnpq.br/8893431994077088; http://lattes.cnpq.br/6057712017707499; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | As armadilhas matemáticas no campo da Física; |
| Resumo | Em seu trabalho de pesquisa de 2002, Pietrocola conclui que muitos professores de física, e também alunos, atribuem o fracasso nessa disciplina à falta de habilidade matemática. Este trabalho se propõe a demonstrar que essa relação entre a matemática e a física é ainda mais complexa. Através do uso de experimentos e estudos sistemáticos de alguns conceitos físicos é possível perceber que estamos submetidos a erros severos ao tentarmos realizar uma interpretação puramente matemática de determinados fenômenos físicos. O trabalho é desenvolvido em dois momentos: no primeiro momento se dá o estudo do conteúdo de física adequado às aplicações desejadas e o planejamento e desenvolvimento dos experimentos que serão utilizados como ferramenta de pesquisa e ação. A segunda fase será levar e expor o assunto e os experimentos aos professores e alunos da rede pública municipal e estadual, Colégio Municipal Pelotense (CMP) e o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB).; |
| Palavras-chave | Formação de professores; PIBID; Educação Básica; Ensino de Ciências; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8401; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |