| Autor | Torres, Maria Cecilia de Araujo Rodrigues; Silva, Nisiane Franklin da; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7834920626343641; http://lattes.cnpq.br/8237350475883638; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Estágio supervisionado de música no ambiente hospitalar: espaço de aprendizagens musicais e de práticas humanizadoras; |
| Resumo | O presente resumo apresenta um relato das experiências com questões que emergem e permeiam as reuniões, planejamentos e práticas de estágios, como fundamentais no processo de iniciação à docência em um curso de Licenciatura em Música em espaços não escolares. Desde o final do Século XX e o início do Século XXI , vários profissionais da saúde utilizam a música como recurso nas suas práticas. Paralelo a isso, há ainda outras modalidades de música nos hospitais que podem ser com o enfoque da Musicoterapia, como animação musical ou como forma de apresentação, dentre outras, de acordo com os princípios de Flusser em sua obra “Músicos do Elo – músicos atuantes humanizando hospitais” (2013). Dessa maneira a nossa proposta de estágios “É um ato musical autêntico e uma atitude de escuta”, assim como também é “uma música partilhada e um ambiente sonoro enriquecido” (Flusser, 2013, p.201).; |
| Palavras-chave | Estágio supervisionado no hospital; Docência compartilhada; Licenciatura em música; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8372; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |