| Autor | Rocha, Lorena Scheiffer; Almeida, Erick Roberto Teixeira; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/2876475792021608; http://lattes.cnpq.br/5824288688603653; |
| Orientador | Jovino, Ione da Silva; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/6714175723955949; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Gêneros textuais e o ensino de africanidades: PIBID de Letras Português/Espanhol; |
| Resumo | O presente trabalho é um relato de uma atividade desenvolvida no projeto PIBID de Letras/Português-Espanhol da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que tem como objetivo atender as leis 10.639/03 e 11.645/08, cujos textos tornam o Ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena conteúdos obrigatórios no currículo escolar da educação básica, por meio da temática de Africanidades (SILVA, 2005), embasada na teoria dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008), no parecer CNE/CP 3/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Ético-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas. As atividades realizadas pelos doze pibidianos que fazem parte do grupo consistem em observações do ambiente da sala de aula, práticas das professoras e aplicações das intervenções no ambiente escolar. Para o planejamento das atividades a coordenadora, professoras supervisoras e bolsistas do PIBID realizam reuniões semanais com objetivo de estudar e debater textos que embasam a proposta deste projeto.; |
| Palavras-chave | PIBID; Africanidades; Gêneros textuais; Intervenção; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8358; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |