| Autor | Lemos, Isadora da Silva; Camargo, Gislene; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/6807972777961754; http://lattes.cnpq.br/2494229456413984; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1° ano do E.F.; |
| Resumo | As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) de hoje, são as crianças que há poucos anos estavam no pré-escolar da Educação Infantil (EI), desse modo, formulou-se o problema: o que mudou no processo de ensino e aprendizagem com essa transição? Entendendo que as crianças 6 anos ocupam os bancos escolares no 1º ano, busca-se nessa experiência de iniciação à docência, refletir se o lúdico as acompanha. Durante o período de formação inicial, aprende-se sobre teorias e sobre a importância de trabalhar de forma lúdica, diante das observações e intervenções na escola campo do Pibid/Pedagogia, buscou-se analisar as crianças do 1º ano e as relações do lúdico com o processo de ensino e aprendizagem. Percebeu-se que as crianças interagiram melhor com as atividades lúdicas, sentiram-se mais à vontade para participar e expressar suas opiniões. Foi possível averiguar que as crianças se relacionam melhor com os conhecimentos abordados de forma lúdica.; |
| Palavras-chave | Brincadeira; Lúdico; PIBID; Alfabetização; Alfabeto; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8357; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |