| Autor | Danzmann, Ariel Meirelles; Sortica, Henrique Rodrigues; Almeida, Rinaldo Roberto de; Amaral, Rodrigo Rodrigues do; Brizola, Marcio Bráulio de Almeida; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/2151999246036706; http://lattes.cnpq.br/8544544600242729; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Estudo sobre eletrostática através da construção de um gerador eletrostático; |
| Resumo | Esse artigo apresenta um projeto que consiste na construção de um gerador eletrostático e aplicação docente do mesmo, tendo como finalidade unir os conceitos teóricos e práticos da eletrostática em busca do desenvolvimento metodológico visando uma melhora no ensino de física contemporâneo. Utilizando a curiosidade dos alunos como ferramenta para estimular os desafios que envolvem a descoberta e resolução dos questionamentos provenientes do funcionamento do gerador. Recupera desta forma a motivação em aprender, promovendo a aprendizagem significativa dos alunos. Manter uma forma rígida de ensino nem sempre é o melhor caminho para a aprendizagem significativa. Segundo (MARTINS; ROMANOWSKI, 2008) é necessário utilizar da experimentação assim como as vivências dos alunos para que o conteúdo se torne algo relevante em suas vidas obtendo uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, pensamos que para vencer as barreiras tradicionais, a escola precisa elevar o método transdisciplinar.; |
| Palavras-chave | Aprendizagem significativa; Experiência pedagógica; PIBID; Gerador eletrostático; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8356; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |