| Autor | Vieira, Guilherme Henrique de Sene; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0758042129690298; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Processo de criação de jogos para auxiliar no ensino de geografia; |
| Resumo | O ensino em geral e em especial o de Geografia, tem potencial para um trabalho ativo em sala de aula, assim adotar práticas inovadoras é um dos caminhos para minimizar os problemas relativos à desmotivação e desinteresse dos alunos. Novas ideias e práticas são necessárias, desde que não percam o foco do aprendizado. Dentro desta perspectiva metodológica temos então os jogos como uma ferramenta pedagógica capaz de trazer excelentes resultados quando aplicada de forma correta. Isso ocorre devido a capacidade que o jogo possui em aproximar não somente o professor e aluno, mas também os próprios alunos no processo de aprendizagem, como também estimular a criatividade e espontaneidade destes a assimilação do conteúdo. O objetivo deste trabalho é então demonstrar a experiência obtida através de uma prática pedagógica de iniciação à docência com alunos do segundo ano do ensino médio. Com eles foi desenvolvido um jogo de tabuleiro acerca do conteúdo Guerra Fria, trazendo então o processo de conflito que marcou essa época da história e principalmente buscando elucidar as organizações espaciais advindas dessa tensão entre as duas superpotências da época: Estados Unidos da América (EUA) e União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).; |
| Palavras-chave | Jogos em geografia; Guerra fria; Iniciação à docência; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8334; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |