| Autor | Heuer, Isadora Paasch; Fontes, Patrícia Neto; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/2034981862003846; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Parkour: uma experiência na escola através do PIBID/FURB – subprojeto de Educação Física; |
| Resumo | Quando se é acadêmico de Educação Física, diversas dúvidas e ideias surgem quase que constantemente sobre se o que nós estamos praticando é realmente o que é a Educação Física em si. Já quando se é professor de Educação Física, surge a necessidade do novo e do diferente. Há a necessidade de fazer que os alunos passem por diferentes práticas corporais e saiam do monopólio do quarteto fantástico (futebol, vôlei, basquete e handebol), conhecendo assim tudo o que gira em torno da sociedade em que vive e tendo uma maior consciência corporal, posto que lhe é permitido experimentar coisas novas. Na BNCC consta a unidade temática “Práticas corporais de aventura”, onde cita “...exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.”, página 176. Percebeu-se a partir disso que é possível e necessária a prática diferenciada dentro do ambiente escolar, e assim deu-se início o projeto Parkour na Escola, na Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, localizada na cidade de Blumenau, Santa Catarina.; |
| Palavras-chave | Parkour; Experiência; Escola; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8305; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |