| Autor | Araújo, Rebeca Oliveira; Souza, Janaina Macagnan de; Wichinieski, Leticia; Abreu, Marcio Adriano Gomes de; Cordeiro, Maria Luisa; Winter, Katia de Fátima Lima; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/4200319474178211; http://lattes.cnpq.br/3135921884319995; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Experiência em sala de aula: um estudo sobre a contribuição de Cascudo para a construção do patrimônio alimentar brasileiro; |
| Resumo | O projeto desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em História, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuante no Colégio Estadual Professora Luiza Ross, em Curitiba, com duas turmas de oitavos anos (8ºD e 8ºE) tem como proposta trabalhar a história da alimentação em sala a partir de um dos maiores nomes do estudo do tema no Brasil: Luís da Câmara Cascudo. O projeto se dirige em questionar sobre: Qual a contribuição que o autor traz sobre o patrimônio alimentar brasileiro? E, como trabalhar tal questão em sala de aula? O objetivo geral consiste em analisar as principais características da contribuição do autor para a história do patrimônio alimentar brasileiro em sala de aula. Os objetivos específicos se desdobram em: a) pesquisar sobre a figura de Câmara Cascudo; b) investigar metodologias para trabalhar a história da alimentação de Cascudo em sala de aula; c) comentar sobre a cozinha nacional brasileira na perspectiva do autor, relacionando com o patrimônio imaterial; d) desenvolver em sala de aula as bases da alimentação brasileira: indígena, africana e portuguesa, no século XVI.; |
| Palavras-chave | História da alimentação; Cascudo; PIBID; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8288; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |