| Autor | Sasaki, Aline Harumi; Gonçalves, Amanda Melchiotti; Haro, Lucines Albuquerque Iuzofovich de; Silva, Raul Matheus da; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7682166477598185; http://lattes.cnpq.br/2536532562628803; http://lattes.cnpq.br/3913951935470245; http://lattes.cnpq.br/8410510872973092; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O PIBID e o exercício da docência e da gestão educacional e escolar na educação básica: conselho de classe (instância de avaliação do trabalho pedagógico); |
| Resumo | Este trabalho é decorrente do projeto desenvolvido no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), subprojeto de Pedagogia, foco Gestão Escolar, que abrangem as atividades de gestão: o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação de atividades educativas em colégios públicos para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No final de 2016, no processo de avaliação dos trabalhos realizados e planejamento das atividades para o ano seguinte, definiu-se centrar os estudos e as ações sobre o Conselho de Classe – instância de avaliação do trabalho pedagógico – e subsídio teórico-prático para preparar e oferecer oficinas aos acadêmicos da Pedagogia e demais licenciaturas. Essa definição teve amparo no Parecer CNE/CP 02/2015, o qual define que a formação inicial de todo docente deve possibilitar o “acesso a conhecimentos específicos sobre gestão educacional e escolar, bem como formação pedagógica para o exercício da gestão e da coordenação pedagógica e de atividades afins (DOURADO, 2015, p. 308).; |
| Palavras-chave | PIBID; Conselho de classe; Docência; Gestão educacional; Gestão escolar; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8280; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |