| Autor | Rodrigues, Cláuber Vinícius; Schmitz, Felipe Abraão; Oliveira, Carla Eliandra; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Jogo de xadrez: uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da matemática; |
| Resumo | O presente relato traz a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, estes exercendo suas atribuições em uma escola da rede estadual, no município de Novo Hamburgo/RS. Ao aprender sobre a cultura da escola, os bolsistas verificaram a importância de promover ações educativas mais amplas, capazes de intervir nos modos de pensar e agir dos jovens. Para efetivar esta linha de pensamento, elegeu-se a elaboração de uma oficina sobre o Jogo de Xadrez. Segundo Smole e Diniz (2001) o jogar é um processo que ajuda os alunos a resolverem muitos problemas, além do desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, instinto investigativo, tomada de decisões, levantamento e checagem de hipóteses, pois “[...] quando se modificam as condições do jogo, o jogador tem que analisar novamente toda a situação e decidir o que fazer para vencer” (p.20). A questão do jogo em sala de aula é hoje um desafio que se coloca a todos os professores, pois o ensino tradicional e passivo ainda é real nas escolas. Vasconcellos (2000, p.23) considera que: “Em outros tempos, este tipo de ensino até que era suportado; hoje, com as crescentes transformações do mundo contemporâneo, há um questionamento profundo e uma rejeição por parte das novas gerações. O mundo mudou! A escola tem que mudar!”.; |
| Palavras-chave | Xadrez; Raciocínio lógico; Ensino; Jogo; Matemática; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8279; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |