| Autor | Rizzi, Welington Maicon; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/9856073484949305; |
| Orientador | Wolff, Rosane; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3925410895884455; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Leitura e escrita: uma estratégia para estudar matemática; |
| Resumo | O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, realizado no ano de 2016. Tem como foco o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, indicando alguns dos desafios e possibilidades com os quais o professor pode se deparar. Propõe-se identificar, através de propostas de ensino desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – UNISINOS/CAPES, os impactos de atividades envolvendo roteiros de leitura e escrita em aulas de Matemática. Um dos princípios do subprojeto de Matemática é dar enfoque à leitura e à escrita, objetivando o aprimoramento e o desenvolvimento das estratégias utilizadas na resolução de problemas. Considerando isso, bem como princípios de um trabalho significativo que recomenda a vinculação das atividades com a realidade (VASCONCELLOS, 2002), a proposta de ensino explora conceitos matemáticos a partir de textos informativos de interesse dos alunos.; |
| Palavras-chave | Leitura e escrita; Ensino e aprendizagem da Matemática; Iniciação à docência; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8276; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |