RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A importância do software Geogebra no ensino da matemática

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Casagrande, Cinthia Barreto; Morales, Felipe da Silva; Fialho, Gaspar Faria; Caldeira, Cláudia Rosana da Costa;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7922973358088643; http://lattes.cnpq.br/9709694458686410; http://lattes.cnpq.br/9068562291748391;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A importância do software Geogebra no ensino da matemática;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho desenvolvido por bolsistas do Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense do Campus Pelotas almeja relatar a experiência que está sendo vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) intitulada “A importância do software Geogebra no ensino da Matemática”. Tal trabalho propõe contribuir na integração da Informática com a Matemática. Observamos que, na sociedade contemporânea, o uso de tecnologias digitais está amplamente disseminado e acreditamos que tais tecnologias devem estar presentes no ensino. Mas esse uso requer necessariamente o desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim concordamos com Gravina (1988) quando relata que: Não são de interesse as ferramentas que guardam características de métodos de ensino que privilegiam simplesmente a transmissão de conhecimento e em que a ‘medida’ de aquisição deste conhecimento é dada pela habilidade do aluno em memorizá-lo e reproduzi-lo, sem que se evidencie um verdadeiro entendimento. Mas sim aquelas que trazem em seus projetos recursos em consonância com concepção de aprendizagem dentro de uma abordagem construtivista, a qual tem como princípio que o conhecimento é construído a partir de percepções e ações do sujeito, constantemente mediadas por estruturas mentais já construídas ou que vão se construindo ao longo do processo, tomando-se aqui a teoria do desenvolvimento cognitivo de J.Piaget como base teórica. Acreditamos que o trabalho nos permite idealizar possibilidades inovadoras em relação ao ensino da informática em escolas públicas, além de fortalecer a formação docente emancipatória, embasada na realidade vivenciada.;
metadataTrad.dc.subject Tecnologias digitais; Geogebra; Ensino de matemática;
metadataTrad.dc.type Trabalho apresentado em evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8251;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas