| Autor | Gama, Rafael; Gomes, Letícia; Pereira, Mariany; Silva, Gabriela Ifran da; Starosta, Alexandre; Neves, Gina Samoa; Stein, Marília Raquel Albornoz; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7009819717866164; http://lattes.cnpq.br/5861990141663531; http://lattes.cnpq.br/9120605359249566; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Práticas pedagógicas coletivas no PIBID-música, UFRGS: experiências com projetos de trabalho na área de música; |
| Resumo | O presente trabalho consiste na análise de dois projetos de trabalho realizados entre agosto e setembro de 2017 no Colégio de Aplicação (CAP), UFRGS, por integrantes do PIBID-Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Neste sentido, descreveremos a aproximação ao contexto de ensino e aprendizagem, o planejamento do projeto e das aulas e como foram realizadas, as discussões que suscitaram e os resultados alcançados. Na formação inicial do estudante de licenciatura é primordial a reflexão sobre os processos construídos ao longo de cada etapa das experiências docentes. O PIBID é um programa que oportuniza que os estudantes se preparem para o exercício da docência com base em fundamentos teóricos e vivenciando a prática pedagógica em contextos privilegiados de interação com a realidade escolar em sua diversidade cultural e organizacional.; |
| Palavras-chave | PIBID-Música; Licenciatura em música; Projetos de trabalho; Formação docente; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8243; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |