| Autor | Götz, Caroline Schirmer; Martins, Rafaela Michels; Souza, Jéssica Tais de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/9939966934469336; http://lattes.cnpq.br/5719963887695515; |
| Orientador | Baltar, Marcos Antônio Rocha; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4176394523738879; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | A revista digital da escola como proposta de letramento midiático na escola; |
| Resumo | A interação social ocorre pelo uso da linguagem através de variados gêneros do discurso que atendem às demandas das diversas esferas da atividade humana. Para participar e interagir na sociedade, é essencial reconhecer e dominar os gêneros que circulam nela. Logo, a influência das mídias convencionais como jornal e tv, e também das novas, como redes sociais, afetam e concorrem com a formação dos sujeitos na escola. Assim, reconhecendo-a como uma agência de letramento, propícia para práticas de leitura e escrita, é fundamental que um projeto de letramento midiático-escolar aborde os usos dos discursos propagados nas mídias protagonistas, para que os estudantes os compreendam criticamente e não sejam apenas consumidores de discursos, mas também produtores.; |
| Palavras-chave | Letramento; Mídia; Escola; Gêneros discursivos; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8229; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |