| metadataTrad.dc.contributor.author | Buchholz, João Paulo; Travi, Otavio Klein; |
| metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2623330174766778; http://lattes.cnpq.br/6647204598094695; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Seffner, Fernando; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2541553433398672; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
| metadataTrad.dc.title | Experimentações e desafios docentes a partir do PIBID; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | Somos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) História - UFRGS há quatro anos e desde 2016 trabalhamos juntos na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, bairro Floresta, Porto Alegre. Este trabalho é um relato de alguns desafios que surgem a qualquer docente em formação; reflexões sobre como percebemos a escola, as aulas, as culturas juvenis, os alunos e, especialmente: nossa postura docente. Mais especificamente, queremos discutir como podemos criar espaços para os alunos manifestarem-se autoralmente em sala de aula, e a partir disso, pensar em como lidamos com a difícil tarefa de escutar falas que, de alguma forma, nos desagradam. Nossos principais aportes teóricos são Rubem Alves (2015), no que refere-se a questões sobre o escutar, e Elenilton Neukamp (2013), no que refere-se a criar possibilidades de diferentes tipos de manifestações.; |
| metadataTrad.dc.subject | Postura docente; Formação docente; |
| metadataTrad.dc.type | Trabalho apresentado em evento; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2017-12-13; |
| metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8220; |
| metadataTrad.dc.event.title | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |