| Autor | Isbarrola, Jéssica Almeida; Machado, Felipe Muller; Carrazoni, Guilherme Salgado; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/9189122230350126; http://lattes.cnpq.br/2002094349419687; http://lattes.cnpq.br/8217006003592836; |
| Orientador | Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/6644705302687385; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Relato de experiência sobre projeto interdisciplinar: multiculturalismo; |
| Resumo | Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) é importante que a educação proporcione aos estudantes o conhecimento e a valorização das diferentes características etno-culturais que convivemos diariamente em nosso contexto, tendo como objetivo a percepção crítica das desigualdades que o país abrange. Deste modo, a Educação Física Escolar deveria promover o princípio da inclusão, como a inserção e integração dos estudantes à Cultura Corporal do Movimento, por meio de vivências que problematizem com criticidade os diversos conteúdos da grade curricular. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como um dos objetivos proporcionar aos acadêmicos, experiências de docência articulando universidade e escola, oportunizando contato com a realidade escolar e qualificando a formação de professores em formação inicial e continuada. O PIBID, Educação Física UNIPAMPA, campus Uruguaiana, é dividido em dois subgrupos, cada um formado por 15 bolsistas, três professores supervisores e uma coordenadora.; |
| Palavras-chave | PIBID; Educação física escolar; Projeto interdisciplinar; Multiculturalismo; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8218; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |