Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Miani, Rafael Farias; Kuriyama, Rafael Kenji;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0046769342703834; http://lattes.cnpq.br/7989592869161314;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Estudo exploratório do cômico na sala de aula;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa em andamento surgiu das novas experiências e aprendizagens que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos proporcionou. A maior delas fora a possibilidade de preparar e apresentar algumas aulas, conjuntamente como professor supervisor, para as turmas do segundo ano do Ensino Médio noturno, no Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, Londrina - PR. A transição dos planos de aulas para as aulas propriamente ditas fora um dos pontos mais destacados nas discussões promovidas ao final de cada regência supervisionada. Observou-se que os planejamentos de aula não eram efetuados em sua plenitude. Em síntese, pode-se dizer que tudo aquilo que fora planejado se efetivou em caminhos bastante diferentes do esperado. Uma das principais barreiras que identificamos foi a dificuldade de conseguirmos a atenção de todos os estudantes. Brincadeiras, sarros e conversas entre todos os cantos da sala são fenômenos bastante recorrentes, mas, em certa medida, controláveis.;
metadataTrad.dc.subject Comicidade; Educação; Sala de aula;
metadataTrad.dc.type Resumo de evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8217;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics