| Autor | Miani, Rafael Farias; Kuriyama, Rafael Kenji; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0046769342703834; http://lattes.cnpq.br/7989592869161314; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Estudo exploratório do cômico na sala de aula; |
| Resumo | Esta pesquisa em andamento surgiu das novas experiências e aprendizagens que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos proporcionou. A maior delas fora a possibilidade de preparar e apresentar algumas aulas, conjuntamente como professor supervisor, para as turmas do segundo ano do Ensino Médio noturno, no Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, Londrina - PR. A transição dos planos de aulas para as aulas propriamente ditas fora um dos pontos mais destacados nas discussões promovidas ao final de cada regência supervisionada. Observou-se que os planejamentos de aula não eram efetuados em sua plenitude. Em síntese, pode-se dizer que tudo aquilo que fora planejado se efetivou em caminhos bastante diferentes do esperado. Uma das principais barreiras que identificamos foi a dificuldade de conseguirmos a atenção de todos os estudantes. Brincadeiras, sarros e conversas entre todos os cantos da sala são fenômenos bastante recorrentes, mas, em certa medida, controláveis.; |
| Palavras-chave | Comicidade; Educação; Sala de aula; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8217; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |