Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Hattge, Morgana Domênica; Vivian, Danise; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
metadataTrad.dc.title | Reflexões sobre a diferença no espaço escolar; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O presente estudo reflete acerca de um trabalho desenvolvido junto a um grupo de professores em uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino do Vale do Taquari/RS. Vinculado ao projeto de extensão Interfaces - Face Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM) cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, o trabalho teve como objetivo compreender o que o grupo de professores desta escola relata acerca da diferença no espaço escolar. A temática da diferença tem adentrado o espaço escolar e produzido efeitos. Muito se fala em educar para a tolerância às diferenças, para a aceitação da diversidade, e frequentemente esses termos são usados como sinônimos, sem uma problematização dos seus sentidos. “As mudanças [na escola] têm sido, então, quase sempre, a burocratização do outro, sua inclusão curricular e, assim, a sua banalização, seu único dia no calendário, seu folclore, seu detalhado exotismo” (SKLIAR, 2003, p. 40).De outra forma, neste trabalho estamos compreendendo a diferença como aquilo que nos torna únicos e irrepetíveis. A diversidade pode ser visível, nomeável, capturável; mas a diferença é da ordem daquilo que escapa às categorizações simples e objetivas, impondo-se mesmo que o ambiente seja homogeneizante e limitador das potencialidades dos sujeitos.; |
metadataTrad.dc.subject | Diferença; Inclusão; Formação docente; |
metadataTrad.dc.type | Resumo de evento; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2017-12-13; |
metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8215; |
metadataTrad.dc.event.title | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |