Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Hattge, Morgana Domênica; Vivian, Danise;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Reflexões sobre a diferença no espaço escolar;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo reflete acerca de um trabalho desenvolvido junto a um grupo de professores em uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino do Vale do Taquari/RS. Vinculado ao projeto de extensão Interfaces - Face Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM) cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, o trabalho teve como objetivo compreender o que o grupo de professores desta escola relata acerca da diferença no espaço escolar. A temática da diferença tem adentrado o espaço escolar e produzido efeitos. Muito se fala em educar para a tolerância às diferenças, para a aceitação da diversidade, e frequentemente esses termos são usados como sinônimos, sem uma problematização dos seus sentidos. “As mudanças [na escola] têm sido, então, quase sempre, a burocratização do outro, sua inclusão curricular e, assim, a sua banalização, seu único dia no calendário, seu folclore, seu detalhado exotismo” (SKLIAR, 2003, p. 40).De outra forma, neste trabalho estamos compreendendo a diferença como aquilo que nos torna únicos e irrepetíveis. A diversidade pode ser visível, nomeável, capturável; mas a diferença é da ordem daquilo que escapa às categorizações simples e objetivas, impondo-se mesmo que o ambiente seja homogeneizante e limitador das potencialidades dos sujeitos.;
metadataTrad.dc.subject Diferença; Inclusão; Formação docente;
metadataTrad.dc.type Resumo de evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8215;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas