| Autor | Cunha, Suzi Laura da; Almeida, Silvia Maria Alves de; Veiga, Adriane da; Lima, Irene Antunes de; Rodrigues, Jéssica Aparecida; Rodrigues, Neusa de Fátima; Veiga, Janete da; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7034155218351751; http://lattes.cnpq.br/4974937807096629; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Implementação da brinquedoteca na escola indígena Fen'no; |
| Resumo | O projeto do PIBID no Curso de Licenciatura Pedagogia Intercultural Indígena realizado na Escola Fen’no iniciou suas atividades em 2012 nos anos iniciais do ensino fundamental. Entendemos que o projeto de iniciação a docência nos possibilitou e tem enunciado a viabilidade de pensar várias propostas e ações que compreendem a formação docente no decorrer do processo de formação acadêmica. O trabalho desenvolvido pelo PIBID da Licenciatura Intercultural Indígena em Pedagogia se propõe a fazer a integração entre teoria e prática, a partir da aproximação entre universidade e escolas, a fim de, contribuir para a melhoria do ensino na Educação Básica. Pensar nas propostas e ações do PIBID nos levou no ano de 2016 a criação de um espaço que denominamos de Brinquedoteca. Através das ações da Brinquedoteca, percebemos a importância do brincar para as crianças, os sujeitos e comunidade em geral que participam e frequentam esse espaço.; |
| Palavras-chave | Brinquedoteca indígena; Formação de professores; Desenvolvimento e aprendizagem; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8209; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |