| Autor | Nascimento, Lisiane; Siqueira, Carolina; |
| Orientador | Quadros, Josiara I. de; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O olhar dos bolsistas do PIBID/biologia sobre o Asperger, em uma escola pública inclusiva, em Novo Hamburgo – RS; |
| Resumo | Atualmente a inclusão de pessoas com deficiências ou necessidades educativas especiais tem sido extensivamente discutida no âmbito social e educacional. Neste contexto, podemos referenciar a elaboração de documentos que discutem a questão da deficiência, dentre as quais destacam-se a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006). Nesta perspectiva, a escola inclusiva deve estar disposta a adaptar seu currículo e seu ambiente físico às necessidades de todos os alunos, propondo-se a realizar uma mudança de paradigma dentro do próprio contexto educacional com vistas a atingir a sociedade como um todo. Neste espaço, a relação professor-aluno com deficiência, deve influenciar a autoimagem desse aluno e o modo como os demais o vêm, trazendo benefícios tanto para ele quanto para o seu grupo com base em um suporte que facilite a todos obter sucesso no processo educacional. Desta forma, a escola para ser considerada inclusiva deve promover as possibilidades e potencialidades de todo e qualquer sujeito, sobretudo aquele com deficiência. (FARIAS et al, 2008).; |
| Palavras-chave | Educação; Inclusão; Autismo; PIBID; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8196; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |