| Autor | Silveira, Filipe Ferreira da; Junqueira, Heloisa; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/3159324243187479; http://lattes.cnpq.br/6386507292070418; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Estágio de docente em ciências: Buscando a plenitude na docência sendo um professor-em-formação; |
| Resumo | Através de minhas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), fui aos poucos, aprendendo a tornar-me professor, valorizando os saberes prévios e estabelecendo vínculos afetivos com alunos e alunas. Guiado pela ideia de um aprendizado mútuo entre aluno-professor-aluno, e amparado no que Paulo Freire já nos disse:“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (Freire, Pedagogia do Oprimido, p.95),tenho plena convicção de que a educação é o caminho mais efetivo de mudança do/no mundo. Afinal, Freire já nos mostrou o caminho: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Freire, Pedagogia da indignação, p.31).; |
| Palavras-chave | Estágio de docência em ciências; Lesbofobia; Estereótipos; Empatia; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8192; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |