| Autor | Souza, Magali Dias de; Duarte, Degelane Córdova; Badin, Neiva Teresinha; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/2627703725508152; http://lattes.cnpq.br/7261185637306485; http://lattes.cnpq.br/6235855899252902; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Jogos de cá e de lá, para todos brincar: a formação inicial de professores em tecnologia assistiva; |
| Resumo | A cadência desse trabalho se estabelece a partir de discussões teórico-práticas acerca dos processos de inclusão de pessoas com deficiência e a necessidade de propostas pedagógicas interdisciplinares no processo formativo inicial de professores, realizados nos Cursos de Licenciaturas. Segundo o artigo 5º da Resolução 02 de 01 de julho de 2015, que dispõe sobre a formação inicial em cursos superiores e formação continuada de docentes da Educação Básica, entre seus princípios destaca-se, no inciso II: [,,,] a formação dos profissionais do magistério (formadores e estudantes) como compromisso com projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e à valorização da diversidade e, portanto, contrária a toda forma de discriminação (BRASIL, 2015, p 4). Nessa direção, desenvolveu-se a experiência realizada a partir do Projeto de Ensino Jogos de cá e de lá, para todos brincar! Realizado no ano letivo de 2016, o referido projeto envolveu doze acadêmicos e cinco docentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFC-CAM), SC.; |
| Palavras-chave | Formação inicial de professores; Inclusão escolar; Tecnologia assistiva; Jogos adaptados; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8191; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |