RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

As práticas de sala de aula e o ser professor: impactos na formação docente na visão dos coordenadores de área

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Herber, Jane; Hauschild, Cristiane Antonia; Magedanz, Adriana; Zanatta, Flávia; Volkmer, Márcia Solange;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; http://lattes.cnpq.br/1152911680785585; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237; http://lattes.cnpq.br/4688633519569777; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title As práticas de sala de aula e o ser professor: impactos na formação docente na visão dos coordenadores de área;
metadataTrad.dc.description.resumo Instituído pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2007 para as universidades públicas federais, em 2009 para as estaduais e em 2010 para instituições municipais, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos (BRASIL, 2007; 2009; 2010), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - vem se configurando como política pública de formação inicial e continuada de professores. As aproximações entre a universidade e a escola proporcionadas pelo Programa vêm possibilitando avanços na formação docente e, em decorrência, mudanças no pensar e fazer a licenciatura. Além disso, o PIBID tem sido um celeiro de atividades didático-pedagógicas e de metodologias de caráter inovador. As pesquisas de Gatti (2011) e Gatti et al. (2014), por exemplo, apontam os efeitos do Programa tanto na formação inicial quanto continuada dos docentes, no repensar dos currículos dos cursos de licenciatura e na qualidade das ações desenvolvidas nas escolas parceiras impactando a educação básica de maneira significativa. Assim, neste trabalho, tem-se como objetivo apresentar os impactos do PIBID em uma universidade comunitária do Sul do Brasil.;
metadataTrad.dc.subject Formação; Docência; PIBID; Bolsista; Licenciatura;
metadataTrad.dc.type Resumo de evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8179;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas