| Autor | Lopes, Luiz Gustavo Alves; Salomão, Marina; Flores, Tanise; Martins, Pablo; Hefler, Sonia Marisa; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/9903289228051280; http://lattes.cnpq.br/2232169421985462; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | PIBID biologia – FURG: um resgate das contribuições para a formação inicial docente; |
| Resumo | Em um breve histórico podemos reconhecer que o ensino de ciências se instaurou, a princípio, para a formação exclusiva de cientistas da elite e não se atentava às questões sociais, econômicas e políticas; tal conhecimento era restrito, hegemônico e universal. No contexto acadêmico, a linguagem científica se apresenta como ferramenta para legitimar a formação profissional; e se estabelece de maneira precisa, específica e, não obstante, autorizada. Mas e nas escolas? Nos cursos de licenciatura, enxerga-se hoje, sob a perspectiva freireana, uma preocupação ao que concerne a prática docente e as circunstâncias em que ocorre a construção coletiva dos múltiplos saberes. Neste viés, o PIDIB (Programa Interdisciplinar de Bolsas de Iniciação à Docência) se insere como oportunidade na formação inicial de futuros docentes por se alocar na interface entre universidade e escola, reforçando a tríade formativa que envolve professores, licenciandos, e estudantes.; |
| Palavras-chave | Portfólios; Práticas pedagógicas; Múltiplos saberes; Espaço formativo; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8178; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |