| Autor | Matos, Tamiris Serafim de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/4443322548901878; |
| Orientador | Silva, Mônica Martins da; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2802590187944319; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O PIBID História UFSC: cultura juvenil e o uso do Youtube no processo de ensino aprendizagem; |
| Resumo | O presente pesquisa tem como temática refletir sobre o uso da plataforma Youtube no ensino de História na turma de oitavo ano da escola Herondina Medeiros Zeferino (Florianópolis – SC). A escola Municipal, localizada ao norte da ilha de Florianópolis no bairro Ingleses, recebeu o PIBID - História desde 2013 e ao longo desses anos desenvolvemos pesquisas buscando refletir o ensino de História. Em parceria com os professores Henrique Tobal e Marcos Trindade, os bolsistas vêm fazendo diversas atividades pensando o processo formativo em docência em campo. Este trabalho focaliza pensar um ensino que dialogue com a cultura do aluno e seus saberes prévios, visto que, os jovens possuem e alimentam linguagens, saberes e comportamentos próprios, onde esses aspectos afetam as diversas formas de relações dentro do espaço escolar. A pesquisa destaca a ligação dos jovens com as mídias, os eletrônicos, o consumo audiovisual, propondo a partir disso, uma análise sobre uso de novas linguagens em sala de aula.; |
| Palavras-chave | Ensino de história; Cultura jovem; Youtube; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8166; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |