| Autor | Reis, Débora Mergen Lima; Kempka, Josiane; Andriola, Verginia Mello Perin; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/4958887224458215; http://lattes.cnpq.br/9392024389541504; http://lattes.cnpq.br/8613936468570059; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O uso de modelos didáticos na promoção da saúde; |
| Resumo | Considerando-se a educação como um processo dialógico, problematizador e inclusivo, que visa à construção da consciência crítica sobre o ser e o estar no mundo, pode-se inferir que ela constitui importante ferramenta de promoção à saúde. Esta promoção, no entanto, precisa superar a mera prevenção das doenças e riscos individuais para uma visão ampliada, que considera a influência dos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais sobre as condições de vida e saúde. Assim, a saúde é compreendida não apenas como ausência de doença, mas como bem estar geral e qualidade de vida, o que determina que os problemas de saúde sejam enfrentados pela sociedade como um todo, uma vez que extrapolam a responsabilidade exclusiva do setor saúde e podem encontrar na escola, espaço pedagógico reconhecido socialmente, importante aliada na estimulação da criação de cenários favorecedores à saúde, na aprendizagem de comportamentos que permitam a proteção do meio ambiente, a conservação de recursos naturais e a implicação cada vez maior da população em projetos de promoção da saúde.; |
| Palavras-chave | Modelos didáticos; Ensino; Saúde; Aterosclerose; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8158; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |