| Autor | Reinheimer, Dalva Neraci; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0407489410040797; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Narrativa e imagens no ensino de história; |
| Resumo | As aulas de forma geral, e talvez mais na área das ciências humanas, está centrada na narrativa, e normalmente vem seguida de um estudo de texto. Rüssen (2012) reitera de que o ensino de história recebe uma crítica profunda pelo domínio da narrativa. Para o autor a questão da dependência entre a didática para o ensino de história e a narrativa não se soluciona buscando e aplicando outras formas de narrativas de comunicação, mas na busca de um novo nível que a narrativa deva possuir. A narrativa traz a experiência histórica e por isso toca emocionalmente as pessoas, se pudermos levar esse aspecto para as aulas teremos uma experiência de aprendizagem pré-racional, estabelecendo um contato mais afetivo com os alunos preparando o campo para uma aprendizagem histórica como em qualquer outra ciência.; |
| Palavras-chave | Ensino de história; Cinema e história; Narrativas; Imagens; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8049; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |