| Autor | Volken, Fernanda Maria Bratti; Rauber, Bruna Solange; Filippon, Arthur; Klein, Mara Lucia Schneider; Brod, Alessandra; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/1065860542929214; http://lattes.cnpq.br/0678449880310772; http://lattes.cnpq.br/6828337423079857; http://lattes.cnpq.br/7009640053177740; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Formação pessoal: proposta pedagógica de integração para colegiais do 8º e 9º ano; |
| Resumo | O presente trabalho foi realizado pelos bolsistas do PIBID/UNIVATES, integrantes do subprojeto Educação Física numa escola do município de Lajeado. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A temática desenvolvida foi a Formação Pessoal. Para a escolha do tema, foram levadas em consideração colocações dos alunos e percepções que os bolsistas tiveram a partir de observações durante aulas ministradas pela professora titular do oitavo e nono ano. Dessa forma, ao trabalhar a formação pessoal com estes colegiais, objetivamos melhorar o convívio entre os alunos através da estimulação das relações interpessoais entre alunos e professores e estimular as percepções corporais dos adolescentes, respeitando as suas individualidades; e, dessa forma, promover o autoconhecimento e a disponibilidade corporal.; |
| Palavras-chave | Educação física escolar; Formação pessoal; Disponibilidade corporal; Autoconhecimento; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7991; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |